sexta-feira, 31 de julho de 2009

trigo rico em vitaminas minerais e fibras

O trigo é uma gramínea, um cereal fasciculado, de fruto oval pertencente à família Gramínea e do gênero Triticum, possuindo diversas espécies. O tipo de maior interesse comercial é o Triticum aestivum L., trigo comum, utilizado na panificação, produção de bolos, biscoitos, massas e produtos de confeitaria.
O tipo Triticum durum é mais especialmente destinado ao preparo de massas alimentícias, macarrões, lasanhas, rondeles, etc.
É um dos mais importantes grãos para a humanidade. É a segunda-maior cultura, a seguir ao milho e o terceiro é o arroz.
É originário da antiga Mesopotâmia. Os arqueólogos demonstraram que o cultivo do trigo é originário da Síria, Jordânia, Turquia e Iraque. Há cerca de 8.000 anos atrás, uma mutação ou hibridização natural ocorreu, resultando em uma planta com sementes grandes, porém que não podiam espalhar-se pelo vento. Esta planta não poderia vingar como silvestre, porém, poderia produzir mais comida para os humanos e, de fato, ela teve maior sucesso que outras plantas com sementes mais pequenas e tornou-se o ancestral do trigo moderno.
A produção internacional do trigo totalizou 563,2 milhões toneladas, em 2002. Os principais produtores mundiais são: China, EUA, Índia, Canadá e Rússia. Entre os maiores produtores destacam-se os EUA e o Canadá, como grandes exportadores. Entre os importadores destacam-se a China, Índia, Rússia, Japão e Brasil.
O grão do trigo é a semente da qual a planta de trigo cresce, mantendo assim o ciclo contínuo. Cada semente contém três distintas partes: endosperma, casca e gérmen, que são objeto de separação durante o processo de moagem para produzir a farinha de trigo, seja a especial refinada ou a integral. O grão de trigo é o armazenador de nutrientes essenciais para a dieta do ser humano.
Casca: corresponde aproximadamente a 14,5% do peso do grão. Contém uma pequena quantidade de proteínas, larga quantidade de vitaminas do complexo B, traços de minerais, e material celulósico, também chamado de fibra alimentar. É encontrada separadamente para comercialização como Farelo ou Fibra de Trigo.
Endosperma: constitui aproximadamente 83% do peso do grão. Ele é a fonte de farinha branca refinada especial. O endosperma contém a maior parte da proteína do grão inteiro, carboidratos e ferro, como também algumas vitaminas do complexo B, tais como riboflavina, niacina e a tiamina.
Gérmen: aproximadamente 2,5% do peso do grão. É o embrião da semente, usualmente separado, devida à quantidade de gordura natural que interfere na qualidade de conservação da farinha de trigo refinada especial. Dos nutrientes no grão de trigo inteiro, o gérmen contém mínimas quantidades de proteínas, mas grande parte das vitaminas e minerais. O gérmen de trigo pode ser obtido separadamente ou estar presente na farinha de trigo integral. A qualidade da proteína do gérmen de trigo é comparada à do leite. É rico em Vitamina "E" e tem alto poder energético.
O processo de moagem, refinamento, tem por objetivo "separar" na forma mais pura e concreta, o endosperma, para que este possa ser moído e convertido em farinhas "não contaminadas" com o germe ou o farelo, os quais são comercializados separadamente. Para isto, os grãos primeiramente passam por um processo de trituração onde serão extraídas os vários tipos de farinhas brancas refinadas, inclusive as sêmolas e semolinas. Em seguida estas são classificadas nos plansifters em partículas grossas e finas. Estas partículas irão passar por cilindros redutores, e novamente pelos plansifter, sassores e outros equipamentos que definirão os produtos derivados do trigo. O principal produto derivado de trigo é a farinha branca refinada especial, seguida do farelo e o gérmen. Existem vários tipos de farinha de trigo e estas são especificadas de acordo com o produto que se deseja produzir.
Os alimentos derivados do trigo são boas fontes de carboidratos, proteínas, vitamina do complexo B, ferro, zinco, selênio e magnésio e traços de outros elementos, além de fibra alimentar.
As fibras são carboidratos indigestivos nos alimentos, que agem como uma vassoura para limpar o trato digestivo. A entrada da fibra adequada tem relação com a menor incidência de câncer de colo e alguns tipos de doenças do coração. A fibra adequada na dieta também tem relação com um melhor controle do diabetes e do total de doenças do colo. Uma fatia de pão integral de trigo contém aproximadamente 1,5 gramas de fibras; uma fatia de pão branco contém 0,5 gramas de fibras. Os alimentos de trigo são boas fontes de fibras, entre eles pães integrais, biscoitos integrais, assim como produtos que contém o farelo, o grão e o gérmen de trigo, e que muitas vezes, ainda são complementados com outros cereais, frutas e vegetais.
No Brasil, passou a vigorar a aplicação de ferro e acido fólico (Vitamina B9) nas farinhas de trigo. Isto se deve a ausência do consumo de derivados do trigo, ocasionando problemas tais como pelagra, beribéri e anemia. Foi visto que estes estavam associados à falta desta vitamina e ferro, que podem ser encontrados no trigo e seus derivados. Em alguns paises, como o EUA, além do enriquecimento com ferro e ácido fólico, outras vitaminas do complexo B, niacina, tiamina, riboflavina, são adicionadas na farinha de trigo para corrigir estas deficiências na dieta. No caso citado dos Estados Unidos o enriquecimento faz parte de um programa que foi o maior fator para a eliminação da pelagra e beribéri, assim como de uma significativa redução da anemia.
Farinha de Trigo Integral: Produzida a partir do grão inteiro do trigo, contem casca, endosperma e gérmen. A presença da casca enfraquece a ação do glúten, o que leva com que produtos feitos com essa farinha tenham a característica de serem mais pesados e densos do que os mesmos, quando produzidos com farinha de trigo refinada branca. Independentemente, ao se fazer produtos com farinha de trigo integral, precisa-se adicionar farinha de trigo refinada especial para que exista um fortalecimento da ação do glúten, ligadura da massa. A farinha de trigo integral é mais rica em vitaminas do complexo B, vitamina E, gordura natural, proteína e contem mais traços minerais e fibras. Bem melhor para a alimentação humana, pois durante os processos de fabricação da farinha de trigo refinada especial, certos nutrientes do trigo, como as fibras, gordura natural, alguma quantidade de proteínas e vitaminas são perdidos, portanto adicionados a posteriori, conforme relatado acima.

fonte:http://www.viaintegral.com/via2007/paginas/trigo.htm

Um comentário:

Unknown disse...

Essee texto naum tem nada eu perdi o meu tempo lendoo isso pelo amor de deus vê se o senhor faz um melhor muito obrigada! Desculpa-mee por qualquer coisa apenas falei a verdadee